Novato

É com enorme satisfação que o Blog LDL Carreira Policial apresenta esta seção no site. A nossa missão aqui é ajudar e orientar quem está no começo dos estudos!

Quantas dúvidas existem, não é? Algumas delas: 

Como iniciar os meus estudos?  Não tenho material, onde encontrar? Como estudar para o concurso que eu quero? Quais matérias são cobradas? Preciso me organizar, como fazer isso?  Sem dinheiro eu passo em concurso?

Calma, desenvolvemos 4 passos que te orientará desde a definição do cargo até o início dos seus estudos. Vamos lá!

  • DEFINIÇÃO. Quero ser da polícia, mas qual? A União possui a Polícia Federal, a Rodoviária Federal e a Ferroviária Federal e os Estados/Municípios as Polícias CivisMilitares e as Guardas Municipais. Antes de qualquer preparação é imprescindível saber onde você quer chegar. Você sabe? Se sim, prossiga na leitura, mas tenha em mente que a decisão depende exclusivamente de você,  caso contrário, pesquise mais, analise qual instituição e cargo te proporcionará uma carreira mais atrativa e recompensadora em todos os sentidos.

  • Agora que você já sabe o que quer, é importante traçar uma meta para a sua aprovação, isso te ajudará a cumprir seus compromissos de estudos. Trace a meta e cole em algum lugar visível, ela te ajudará a lembrar sempre do seu objetivo. Dica: a preparação para concurso público, salvo exceções, pode durar alguns anos, seja crítico com seu tempo disponível para estudos e trace uma meta dentro de suas possibilidades.

  • Em cima da meta traçada defina o tempo de estudo diário. Esse planejamento será o responsável pelo alcance do seu objetivo, ou não, caso faça de forma incorreta . É importante balancear “meta de aprovação x tempo de estudo”, pois uma meta muito curta é igual a muitas horas diárias de estudo. Cuidado, erros de cálculo geram desânimo e um falso preparo. Respeite o seu tempo e seja honesto com as suas possibilidades.

  • Bem, após você saber o que quer, ter uma meta tangível e o tempo de estudo diário definido, agora é necessário ler o último edital do concurso que anseia. Mas por quê? Amigo (a), existem casos de candidatos estudarem meses e anos para um cargo e, após essa longa jornada descobrir que não possui certos atributos exigidos, como por exemplo: carteira de habilitação, faculdade, altura mínima, aptidão para o teste físico – TAF (sedentários, cuidado!!!) e por aí vai. Não dá!!! Tempo é algo precioso, portanto, leia e releia o edital e certifique-se que possui todas as exigências.

  • Se enquadrou em tudo? Parabéns, primeiro passo vencido!!! Agora é a hora de organizar um local apropriado para seus estudos, preferencialmente longe de TV, barulhos, coisas que tirem sua atenção. Recomendamos também criar uma planilha no Excel e ali registrar seu tempo líquido diário de estudo, isso lhe dará uma visão se o tempo programado está sendo cumprido. Tempo líquido = hora de estudo sem interrupções – mantenha um cronômetro em mãos.  Faça o download da planilha de controle de horas se preferir clicando aqui

  • ORGANIZAÇÃOJá com o último edital em mãos e após ter lido por completo, é o momento de esmiúça-lo, a começar pelas matérias exigidas. Assim como para as horas, é válido criar uma planilha no Excel para as matérias também, desta forma, ficará mais fácil acessá-las quando precisar e permitirá fazer algumas observações para o seu melhor controle.

  •  Crie em seu computador uma pasta chamada “Matérias” e dentro dela crie outras subpastas, uma para cada matéria, veja o exemplo:

 

 

 

 

 

  • Chegou o momento de adquirir seu material didático. Alguns candidatos não possuem condições para investir em livros, apostilas, e-books, vídeo-aulas ou até mesmo em cursinhos, mas, se não for o seu caso, ótimo, pesquise a melhor bibliografia/curso e faça o investimento. Caso contrário, a internet é umas das melhores ferramentas para conseguir material de apoio. Se necessitar de dicas bibliográficas, nos envie uma mensagem, responderemos com o maior prazer. Não se esqueça de indicar  a matéria e o concurso que almeja.

  • Após essa longa jornada de obter seu próprio material, pois sabemos que não é fácil, se ainda não o fez, organize tudo nas pastas separadas por matéria. Se comprou livros, mantenha-os próximo ao seu local de estudo, pois a desorganização vai em desencontro a este importante passo. Otimizar o tempo é muito importante.

  • Chega a hora de produzir, colocar em prática tudo o que foi planejado e organizado. Até o momento você já decidiu o seu cargo, sua meta de aprovação, seu tempo de estudo diário, criou suas planilhas de controle, adquiriu e organizou em seu computador e na prateleira seu material didático, falta apenas começar. Avante!

  • DESENVOLVIMENTO. Comece seus estudos!!!! Desenvolver significa criar o hábito da disciplina e cumprir diariamente a  meta imposta, custe o que custar.

  • Com o tempo, você notará facilidade em algumas matérias e dificuldades em outras; utilize essa percepção para reprogramar seus estudos, agregando um empenho maior no que você considerar mais difícil.

  • Exagere nas resoluções de questões, pois não se passa em concurso apenas lendo livros, apostilas ou frequentando cursinhos, é imprescindível simulados e resoluções de provas anteriores. Agregue esta ação dentro do seu cronograma de estudo diário.

  • Faça resumos, fichamentos e destaque pontos importantes na matéria, isso facilitará a revisão e ajudará a não perder muito tempo na reta final – véspera da prova.

  • Amigo (a), não se entregue para o desânimo e nem para as adversidades da vida, mantenha-se sempre em pé. Os obstáculos crescerão à sua frente diariamente, mas não se intimide, sua vontade de passar é maior, temos certeza disso. O próximo e último passo é essencial, jamais deixe de se motivar, de buscar algo que te coloque para cima quando necessitar.

  • MOTIVAÇÃO. Somos seres-humanos e com certeza terá momentos de desânimo e vontade de jogar tudo para o alto. Quando isso  ocorrer, tenha em mãos algo que te coloque para cima: um vídeo, uma frase, um telefonema para alguém importante, uma oração, enfim, qualquer coisa que te faça lembrar da importância de se manter firme.  Se achar conveniente, acesse/siga a  seção Motive-se e o nosso Instagram , lá publicamos vídeos, imagens e frases, com o intuito de ajudar e motivar.

  • Faça uma análise diária da sua evolução, isso lhe proporcionará confiança de que é possível chegar lá. Uma dica: anote a quantidade de acertos e erros nas questões feitas, e uma vez por semana calcule sua evolução. Com toda a certeza, se houver disciplina e honestidade com o seu cronograma de estudos, o crescimento virá e será notado.

Não deixe de dar o seu feedback, é muito importante saber sua evolução. Publicaremos no site o seu relato. 

13 comentários

  1. Parabéns pelo conteúdo, Dicas e conselhos importantes para o aperfeiçoamento, principalmente pra quem está começando nessa árdua jornada. #AVANTE

  2. Um amigo me indicou a página e eu simplesmete amei ,já sigo esses passos das quais vcs citam agora espero aprimorar-me cada vez mais
    nos conhecimentos .Boa sorte a todos 🙂

  3. Novato aqui! Gostaria de pedir uma dica pra vcs porque estou com dificuldade para encontrar exercícios. Obrigado desde já!

    1. Olá, amigo, obrigado pelo comentário.
      Busque nos site da banca que aplicou as últimas provas do concurso que almeja, normalmente estão disponíveis para download.

  4. Muito legal. Comecei a me preparar para a PRF a mais um menos um mês e pouco, estou fazendo um cursinho online. Não sei se vai dar tempo de estudar tudo que preciso, mas uma coisa é certa. DESISTIR JAMAIS.
    Sinceramente eu não estou torcendo muito para o edital sair tão cedo assim, torço para que saia ali pro mês de agosto ou setembro do ano que vem, pois assim terei mais e mais tempo de dedicação para aprender mais e mais.
    Gostei muito do material de ajuda e vou pegar muitas coisas ai de incentivo e colocar em pratica.
    FORTE ABRAÇO.

    1. Diego, como vai? Agradecemos muito o seu contato!!!
      Certamente, em breve, você adentrará nos portões da Academia de Polícia de PRF. Continue focado, pois a vitória é certa para aquele que persiste!
      Forte abraço e conte sempre conosco.
      Força e honra, irmão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s