Horas brutas e líquidas

Mentoria para concursos:

Provavelmente você já planejou algo, definiu tempo de execução, colocou tudo no papel e na hora do vamos ver o desempenho ficou muito abaixo do planejado. Correto?

É frustrante, né?

Pior que isso, um dos principais motivos do abandono de estudos, quando o assunto é preparação para concursos, é a crença da incompetência, ou seja, quando o candidato não se enxerga capaz de manter uma rotina de estudos eficiente.

Normalmente, a eficiência não está vinculada com a capacidade intelectual do candidato, mas na estratégia de estudos adotada – isso quando existe a consciência de estratégia – às vezes, nem isso tem e o buraco é bem mais baixo.

O que eu quero falar neste post é a diferença entre horas planejadas x horas executadas.

Preste atenção, entender este conceito pode mudar a sua forma de planejar os estudos e por consequência melhorar seus resultados.

⚠️ Em seu planejamento, necessariamente, as horas deverão ser cadastradas como HORAS LÍQUIDAS.

Mas, o que é isso?

Horas Líquidas = (Horas brutas – Distrações) … ou seja

Se o seu plano é estudar 4 horas por dia, saiba que para cada hora estudada você terá de 10 a 15 minutos de distrações.

Sim, distrações, pois você é um ser-humano que tem necessidades fisiológicas, vive numa sociedade e também cansa. Então, das 4 horas brutas planejadas, aproximadamente, seu resultado no final do dia será de 3 horas líquidas.

Mas, o que isso tem a ver com resultados, motivação e senso de capacidade?

Bem, todos nós somos movidos por resultados e quando eles não vêm o desânimo domina e a desistência parece ser a melhor opção.

Em uma etapa de 6 meses de estudos com 4 horas por dia, caso não calcule bem suas horas, a diferença entre planejar e executar pode chegar a 155 horas.

E, quer queira quer não, essas horas no médio prazo mostrarão o quanto você está sendo ineficiente quanto ao plano, mesmo estudando todos os dias.

Dicas importantes: planeje seus estudos com horas líquidas, cronometre seu tempo, anote tudo numa planilha e lembre-se: antes uma hora bem estudada do que 4 mal estudadas.

Se você já passou por isso deixe um comentário.

Por Prof. Jonas Leite

Jonas Leite é professor especializado em produtividade e aprendizagem acelerada, é Bacharel em Sistemas de Informação e Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos.  Hoje é Policial Civil de SP e mentor de produtividade para concursos públicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s