Galera, vejam a importância de ter autoconfiança. Quantas coisas você deixou de ter por não acreditar quer era capaz? Abaixo, leiam o relato e as dicas do professor Daniel Sena.
Hoje eu estava mexendo nas minhas coisas e encontrei esse telegrama. Essa foi a minha última nomeação em concurso público!!! Foi no TRF4, para o cargo de Técnico Administrativo!
Coincidentemente estamos na iminência de de realização de um novo concurso para esse tribunal.
Na época eu me lembro que fui fazer a prova com os alunos, só para acompanhá-los, como sempre gostei de fazer.
Já não estudava mais para concurso apesar de ter estudado por muitos anos.
O que rolou para minha surpresa foi que eu acabei passando.
O concurso era para cadastro de reserva e tinham umas 10 vagas para o lugar onde eu tinha prestado a prova. Logo depois da prova de digitação eu fiquei em 48, ou seja, lá atrás.
Para minha surpresa, fui nomeado 4 anos depois.
O que aprendi com isso:
1. Estude porque vale a pena! Ainda que você não passe no concurso que você deseja, uma boa preparação te ajudará a passar em outros concursos.
2. Lute até o fim! Se eu não tivesse feito a fase de digitação jamais teria sido nomeado. Muita gente não foi fazer porque acreditava que jamais seria chamado. Eu também não acreditava que seria chamado, mas fui, 4 anos depois de ter feito a prova e tendo passado muito além das vagas.
3. Faça o concurso independentemente da quantidade de vagas! Muita gente fica mais preocupado com a quantidade de vagas do que com estudar. Estude muito e a quantidade de vagas não será um obstáculo para você.
4. Vá para a prova desapegado da aprovação! Eu nem fazia muita questão de passar nessa prova, até porque eu tinha ido só para acompanhar os alunos. Minha tranquilidade com certeza foi um dos grande diferenciais para o resultado. Quanto mais desapegado estiver, mais tranquilo estará.
5. Passe e depois escolha se quer assumir! Muita gente fica pensando se vale a pena ou não assumir um cargo público sem nem ter passado. Não coloque o carro na frente dos bois. Primeiro passe, depois escolhe se assume ou não!
6. Fortaleça as básicas! Eu tenho certeza que o que me ajudou a passar nesse concurso foram as matérias básicas. Português, Constitucional, Administrativo, RLM, Informática são matérias essenciais e caem em quase todos os concursos. Seja sempre foda nelas e estude as específicas quando escolher o cargo ou quando sair o edital.
Espero que essas dicas te ajudem a passar também, seja no TRF4, seja em qualquer concurso do Brasil!
Autor: Professor Daniel Sena
Fonte: Instagram @institutodanielsena
Jonas Leite é Mentor de Produtividade especializado em carreiras policiais, Bacharel em Sistemas de Informação e Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos. Trabalhou no setor privado como gestor e líder por 10 anos e nesta jornada adquiriu habilidades que hoje auxiliam em seus processos de mentoria. Após ser aprovado em diversos concursos hoje é Policial Civil do Estado de São Paulo e idealizador do treinamento “Aprovação 5.0 – Mentoria de Produtividade”. É, também, criador da “Planilha Aprovação”, do blog ldlcarreirapolicial.com – portal que estimula centenas de candidatos diariamente. Conheça-o melhor: www.estudeemaltonivel.com
Dia 06/06/19, eu Prof Jonas Leite, darei uma aula on-line e gratuita onde te ensinarei, dentre outras dicas, a como ser produtivo (a) nos estudos e, também, apresentarei uma ferramenta que te auxiliará na gestão da sua preparação. Clique no botão abaixo e faça como centenas de candidatos e se inscreva, pois as vagas são limitadas.