O Cronograma de Estudos ideal

Fala, galera, como vão? Aqui quem escreve é o professor Jonas Leite e abaixo lhe ajudarei a entender como um cronograma de estudos pode influenciar positivamente ou negativamente em sua preparação. De antemão peço que não se desespere caso identifique que seu cronograma é ineficiente, pois no final do artigo eu lhe convido a participar de uma aula ministrada por mim totalmente on-line e gratuita onde ensinarei a construir o cronograma ideal, ou seja, o cronograma que me ajudou a ser aprovado em diversos concursos. Vamos lá…

Cronograma de Estudos

Um cronograma de estudos é o mínimo que um candidato necessita ter antes de começar a estudar para concursos públicos. Imagine o cenário em que um candidato não possua um cronograma ou possua um cronograma ineficiente, mas que já começou a estudar para o concurso que almeja. Agora, pense neste candidato sentando em frente ao seu PC e sem nenhuma base de análise começa a estudar a matéria que lhe deu na telha naquele dia. Qual o resultado disso? Bom, dentre tantos resultados negativos elencarei alguns adiante:

1º) o que não é mensurado não pode ser melhorado, ou seja, este candidato estuda no escuro; ele não sabe onde deve melhorar.

2º) A proporção de estudos por matéria está totalmente comprometida, pois sempre haverá a seguinte dúvida: será que estou atribuindo a mesma quantidade de horas para uma matéria que são cobradas 30 questões em uma que são cobradas apenas 5?

3º) É fácil de enxergar que este candidato produz pouquíssimo nos estudos, sabe porque? Por que o cérebro consome uma energia absurda tentando se organizar, e essa energia é tirada da concentração, do foco e da paciência. Resultado? Bom, não precisaria nem escrever que a reprovação para este candidato é algo eminente.

Dicas Valiosas: 

1º) Construa um cronograma eficiente e “ultra realista”, ou seja, dentro do seu tempo disponível para estudar. 

2º) Analise a última prova e separe os maiores tempos para as matérias mais cobradas e para as que você possui maior dificuldade.

3º) Reserve tempo para o descanso, pois o que determinará se o estudo será produtivo ou não é a qualidade dele e não longas horas.

4º) Crie a sua própria estratégia, acredite nela e jamais a compare com a de outro candidato.

5º) Um cronograma diário bem feito reserva tempo para o “estudo do edital”, “revisões”, “resoluções de questões” e “simulados”.

6º) Desenvolva o hábito de registrar o máximo de informações possíveis referente a sua jornada de estudos, como: horas líquidas; acertos e erros em questões; o que estudou em um determinado dia etc.

7º) Crie o habito de analisar suas informações e propor mudanças em seu cronograma, vislumbrando preencher as lacunas que possivelmente lhe tiraria do páreo.

Como fazer um Cronograma de Estudos ideal

Dia 06/06/19 darei uma aula on-line e gratuita onde te ensinarei, dentre outras dicas, a como fazer um cronograma alto nível e, também, apresentarei uma ferramenta que te auxiliará na gestão do seus estudos. Clique no botão abaixo e faça como centenas de candidatos e se inscreva, pois as vagas são limitadas.

 

 

Jonas Leite é Mentor de Produtividade especializado em carreiras policiais, Bacharel em Sistemas de Informação e Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos. Trabalhou no setor privado como gestor e líder por 10 anos e nesta jornada adquiriu habilidades que hoje auxiliam em seus processos de mentoria. Após ser aprovado em diversos concursos hoje é Policial Civil do Estado de São Paulo e idealizador do treinamento “Aprovação 5.0 – Mentoria de Produtividade”. É, também, criador da “Planilha Aprovação”, do blog ldlcarreirapolicial.com – portal que estimula centenas de candidatos diariamente. Conheça-o melhor: www.estudeemaltonivel.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s