Pilares da Aprovação com o Coach Jonas Leite

Olá!!!!!!

Aqui é o Jonas Leite, Coach, Mentor e Policial Civil do Estado de São Paulo, como vai?

Esse artigo foi escrito diretamente para você que almeja ter sucesso em concursos ou em qualquer ramo de sua vida.

Primeiramente, tenha a convicção que nada na vida vem de graça, tudo tem um preço. Se alguém te oferecer sucesso sem esforço caia fora, pois isso não existe.

Wendell Carvalho costuma dizer que o sucesso está escondido atrás das coisas que você não quer fazer. Isso é a mais pura verdade, sabe por que? Porque a estrada sucesso é exigente e poucas pessoas conseguem se manter lá. Quer ser manter firme no caminho e atingir seus objetivos? Continue lendo, é rápido!

Neste artigo compartilho com você o que julgo, hoje, de Pilares do Sucesso. Não é uma receita, mas sim decisões e rotinas, as quais me auxiliarem ser bem-sucedido em concursos públicos e, também, anteriormente como profissional na área privada; gerenciando pessoas e projetos em empresas de tecnologia.

Vamos lá…

Pilares do Sucesso

**Objetivo: tenha um objetivo de vida. Saiba exatamente onde você quer chegar. Você tem um objetivo de vida? Aliás, você sabe o que é isso? Bem, vou te explicar. Você deve ter um sonho, certo?  Objetivo de vida é quando esse sonho deixa de ser sonho e passa a se tornar um propósito, ou seja, inicia-se um projeto em sua vida para que esse sonho se transforme em realidade. Responda a si mesmo agora: qual o meu objetivo de vida? Como eu desejo estar daqui 5 anos? Fazendo o que? trabalhando em que? Empossado(a) em qual cargo?  E aí, conseguiu responder? Digo-lhe que o seu sucesso está condicionado a decisão de transformar este sonho em um projeto, caso contrário será apenas sonho, eternamente. Se a sua decisão é transformar sonhos em projetos de vida saiba que antes de aplicar esforços tenha bem definido, com riqueza de detalhes, onde realmente você quer chegar. Para te ajudar, tenha a consciência que a decisão tem que ser clara, do tipo: eu decido me tornar um(a) agente de polícia federal ou; eu decido me tornar um empreendedor(a) do ramo de vendas de roupas. Entendeu? Agora escreva isso em um papel e cole em um local visível.

**Planejamento e Metas: identifique as tarefas que ao longo da estrada precisarão ser cumpridas e elabore um cronograma detalhado. Se o seu objetivo é ser aprovado em um concurso público, primeiramente, leia o edital, defina sua meta de aprovação, os dias da semana que irá estudar, seu material didático oficial e elabore seu cronograma de estudos com ações diárias, como: as matérias a serem estudadas, quais e quantas questões serão resolvidas, qual ou quais assuntos serão revisados, dias para resoluções de simulados – definindo horas líquidas para cada ação. Uma outra situação, por exemplo, é você possuir o objetivo de se tornar gerente do departamento em que trabalha. Ótimo! Quais atribuições você necessita possuir para chegar lá? O que você precisa estudar? Quantas horas líquidas te restam no dia para trabalhar neste projeto que é ser gerente? Quem são as pessoas que você precisa se espelhar? Quando possivelmente eu terei uma oportunidade de ser promovido? Quem são as pessoas que necessitam ver minha evolução? Quando eu desejo estar pronto para almejar este cargo? Coloque tudo em uma planilha e defina suas ações.

**Ação: AGIR! Entrar em ação!!!! … ou seja, colocar a bunda na cadeira e estudar, custe o que custar. Isso significa eliminar a procrastinação e fazer o que precisa ser feito. Muitas pessoas conseguem definir um objetivo, planejar-se, mas é incompetente ao ponto de não cumprir seu cronograma e por fim não atingir suas metas. Não há uma fórmula mágica, o que há é a consciência de que o seu sucesso depende exclusivamente das ações que você está disposto(a) a executar hoje.

**Resiliência: é a capacidade de se levantar após um erro, após um não ou após um revés da vida. São raros os candidatos que antes de serem aprovados não tenham sido reprovados. Entendamos que as falhas fazem parte do crescimento, independente da situação. Uma reprovação, muitas das vezes, é o passaporte para aprovação. Sabe por que? Após uma análise detalhada dos erros é possível que ele seja sanado e aí é apenas uma questão de tempo. A missão nisso tudo é JAMAIS DESISTIR. Persista e resista, pois o sucesso é uma decisão.

Se você chegou até aqui é porque a sua decisão foi vencer. PARABÉNS por isso!!! Lembre-se que ninguém chega a lugar nenhum sozinho e, para esta jornada, conte comigo. Um forte abraço, Jonas Leite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s