Ser capacitado não é um dom, mas sim uma escolha

Recentemente, em conversa com uma das minhas ex-alunas de mentoria, após eu perguntar como estavam os estudos e a vida no geral, tive como resposta o que nenhum mentor/coach gostaria de ouvir. Ela me respondeu dizendo que tudo estava difícil, pois havia recém separado do marido, desempregada, com muitas contas para pagar e que não estava conseguindo se concentrar nos estudos como deveria. Após aquele feedback fiquei pensando na melhor resposta que eu poderia dar. Busquei informações em anotações de sessões passadas e percebi o quanto nós, seres humanos, somos frágeis. Por que eu digo isso?

Essa aluna, em especial, ficou devendo pouquíssimos pontos no último concurso da Polícia Federal, quase foi aprovada e se continuasse nesse processo evolutivo era questão de pouco tempo para que a tão sonhada aprovação viesse. O concurso da Polícia Federal e o da PRF, para quem não sabe, são os mais difíceis e os mais concorridos da área policial, ou seja, bater na trave nesses certames é sinônimo de que qualquer outro concurso policial é páreo.

Por que eu narrei este pequeno acontecimento?

Muitas vezes desistimos de sonhos e de projetos de vida porque um obstáculo, aparentemente pesado e alto demais, cai em nosso caminho. Às vezes, esse obstáculo é tão difícil de ser vencido que a dor da desistência, na hora, é menor que a dor de vencê-lo. Neste momento esquecemos das pequenas vitória; que somos capazes; que faltavam poucos degraus para dar o grito da vitória; esquecemos que depois de uma chuva muito forte o sol volta a brilhar e leva embora as dores e cicatriza todas as feridas; esquecemos, por fim, que a única pessoa que poderia vencer tudo isso seríamos nós mesmos.

A única pessoa que pode e irá vencer tudo isso é você!!! Engavetar sonhos, desistir, procrastinar e se vitimizar não te define – você é muito mais que isso. Se o que você possui é um problema, certamente tem uma solução, caso contrário não se chamaria problema. Você está disposta(o) a continuar? Se sim, respire fundo, feche os olhos e refaça suas estratégias, mas faça isso andando, jamais pare! Essa foi a minha resposta para a aluna.

Ninguém nos prometeu somente dias de glórias, as tempestades existem para forjar o nosso caráter e fazer a seleção natural dos mais capacitados. Ser capacitado não é um dom e sim uma escolha. Tome a sua decisão, mas de antemão lhe garanto que o lado de cá é repleto de coisas boas.

“Acreditar em si é a premissa do sucesso”. Jonas Leite

Por Jonas Leite

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s