Sim, a prova foi difícil. Lembre-se: se a prova foi difícil para quem estudou ela foi difícil para todo mundo.
Todos os candidatos estão no mesmo barco, então, não adianta se culpar ou se arrepender de algo. O momento, primeiramente, é de agradecer a Deus pela preparação e pela segurança no deslocamento. Você já fez isso?
A vitória começa na oportunidade que temos diariamente de nos levantar e estudar. Portanto, antes de qualquer sentimento negativo, você já e um VENCEDOR(A).
Bom, li diversos posts sobre a prova e o que mais me chamou atenção foi candidatos culpando professores e cursos por terem dado “bizus furados”. Pessoal, sejamos sinceros, os únicos responsáveis pela nossa derrota e vitória somos nós mesmos. A partir do momento que a culpa do seu fracasso recai sob terceiros, você está trancando uma porta de aprendizado e não permitindo que os erros façam parte do seu crescimento. Concentre-se no seu objetivo, reavalie sua preparação e continue na guerra, pois esta prova foi somente uma batalha. VOCÊ AINDA ESTÁ VIVO!!!
Sem vitimismo, hein?!!!!
Aconselho a não buscarem gabaritos extras oficiais, pois grande parte deles possuem uma margem de erro alta, e isso pode fomentar uma falsa vitória ou derrota. O momento é de esfriar a cabeça, ouvir uma boa música, estar próximo das pessoas que te amam e aumentar os treinos para o TAF.
Se você deu o seu melhor, certamente a recompensa virá.
Para reflexão, deixo um texto de Theodore Roosevelt:
“O mérito pertence àquele que se atira à luta; àquele cujas faces estão marcadas pela poeira, suor e sangue; àquele que erra e torna a errar, mas persiste, pois não há realizações sem erros ou falhas; àquele que busca realizar; àquele que se mune de entusiasmo, devoção e se entrega às grandes causas; àqueles, enfim que, se falhar, ao menos o terá feito enquanto tentava”.
Um forte abraço.
Por Jonas Leite