Concurso da PF: muita calma nessa hora, jovem. LEIA!!!

Sim, o edital para a Polícia Federal está na praça e as inscrições serão aceitas somente via internet, solicitada no período entre 10 horas do dia 19 de junho de 2018 e 18 horas do dia 2 de julho de 2018 (horário oficial de Brasília/DF), mas é necessário ter…

Muita calma nessa hora!

Sei que a essa altura do campeonato, todos vocês já leram ou assistiram alguém ou algum curso que falou sobre as mudanças do edital, sobre as expectativas para prova e tudo que pode ser dito sobre o assunto. Mas eu vi, li e ouvi TANTA besteira, que resolvi vir aqui para dar o meu parecer. Então, fiz um post no estilo Jack Estripador… por partes.

1º – Novidades no Edital

Sim… O edital mudou! O que isso quer dizer? Que você deve lê-lo de cabo a rabo (todinho mesmo), conhecer todas as mudanças, saber exatamente o que é e o que não é cobrado em cada item e subitem. Afinal, não faz sentido algum você estudar a Intervenção Militar no Rio se o edital só cobra o art. 144 da CF. Fique ligado para não perder tempo (que nesse momento é precioso).

O edital traz MUITAS informações relevantes (Muitas delas que encurtariam esse post se tivessem sido lidas pelos muitos formadores de opinião por aí), então não basta ir direto ao conteúdo cobrado e se dar por satisfeito. Portanto, LEIA A PORRA TODA!

2º Atualidades e a Redação

Atualidades saiu do edital. Logo, NÃO PODE SER COBRADA NA REDAÇÃO!! O edital são as regras do jogo, não existem regras implícitas, subjetivas ou supostamente existentes.

Foca moçada! Tem conteúdo DEMAIS no edital para eles cobrarem algo que não está lá. Mais fácil cobrar algo associado a Penal, Processo Penal, Legislação Especial, Contabilidade ou outra matéria explicitada na regra.

3º Nota de Corte

Para com essa cachaça de falar em nota de corte em 70 pontos. Não façam isso com vocês. Isso é um mito. Vi gente comparando nota de corte de concurso estadual pra PC com a prova da PF. Pelo amor de Deus… Para de comer caco de vidro moçada.

É matemática simples! Concurso federal tem salário maior, então têm mais inscritos. Isso implica em critérios de seleção diferenciados. Concurso estadual tem nota de corte mais alta por que além de o nível da prova ser diferente, os critérios são diferentes. Para provas com menos inscritos, como, em regra, é o caso das polícias estaduais, o peso não é de 1 (acerto) para 1 (erro). O peso do erro costuma ser 0,25 ou 0, 5, então não compare!

A nota de corte nos certames CESPE pra PF varia entre 50/60% e não vejo mudanças para essa prova. Mudou muita coisa, geral foi pega de calças na mão. Por mais que alguém domine esse ou aquele assunto, ninguém domina tudo.

4º Novo Concurso em 2019 (WTF)

Quer saber se a pessoa leu o edital ou conhece o sistema de concursos da PF, veja o que ela diz sobre esse assunto. Se ela disser que vai ter, pode desligar o vídeo e ir fazer algo melhor.

Vi VÁRIAS pessoas falando que como o concurso da PF só tem validade de 30 dias, “COM CERTEZA vai ter outro concurso em 2019”. Isso é tipo aquela notícia que sua tia posta no Facebook, da criança internada que precisa da sua curtida para ganhar dinheiro (“Quantas curtidas essa princesa merece?”). Fake total!!

Isso não é novidade meu povo. Desde 2009 o concurso da Polícia Federal tem validade de 30 dias, prorrogável por mais 30, que são contados a partir da conclusão do Curso de Formação Policial, ou seja, pós ANP. Segundo o edital vigente, isso seria em 6 de setembro de 2019. Agora vamos fazer as contas comigo:

6 de setembro + 60 dias = 6 de novembro de 2019. Ou seja, esse concurso será válido até dia 6 novembro de 2019, não podendo haver outro enquanto ele não for encerrado.

Agora me fala… Vai ter outro concurso em 2019?

Se muito, virá em 2020.

5º Tempo de Estudo

Esse eu deixei por último por que se você leu tudo até aqui, está realmente interessado e, por isso, essa talvez não seja uma notícia ruim para você.

Muitos me perguntaram sobre o tempo necessário de estudos para ser aprovado nessa prova e aqui vai minha sincera opinião.

Antes de mais nada, vamos deixar claro que quando falo em “estudar”, quero dizer ESTUDANDO MESMO! Não é assistindo aula, ou ler entre uma e outra conversa na rede social. Estudar é sentar a bunda na cadeira, desligar do mundo, massificar o assunto, fazer resumo, ficha, questão… Só ler ou copiar a matéria do quadro não é o suficiente, ok!

Dito isso, vamos aos casos:

1º caso: Se você já estuda focado pra PF há algum tempo (há mais de 1 ano), é uma questão de estratégia. Trace a sua, estão todos no mesmo barco. De resto, tenha foco, disciplina e objetividade.

2º caso: Se você já estava estudando para outro concurso semelhante e resolveu estudar pra PF quando foi autorizado (ou seja, antes da publicação do edital). Você está bem, mas está um pouco atrás na moçada do 1º caso. Mas se já tem um tempo de rodagem, a sugestão é a mesma: Estratégia, foco, disciplina e objetividade.

3º Caso: Se você nunca estudou pra concurso na vida e/ou resolveu estudar por que abriu o edital. Vamos falar do óbvio…. Não há método de coaching, mentoria, material de estudo ou técnica pomodoro que faça milagre. Como tudo na vida, passar em concurso leva tempo. Não é só assistir as aulas do assunto, ou ler os PDF’s com o que mais cai. Requer conhecimento da banca, do modo com a banca cobra os assuntos, requer maldade, tempo de rodagem. Isso não quer dizer que você não deva tentar ou que não deva dar o seu melhor. Quer dizer apenas que é importante que você saiba que o mundo não foi feito em um dia e, assim como tudo na vida, você precisa pagar o preço para merecer o prêmio.

Há sim, os superdotados, gênios, outlayers da vida que passam com 6 meses de estudo (estudo super focado, diga-se de passagem). Se você for um deles, meus parabéns. Vá e vença!

Agora, se vc é um mero mortal, como a maioria de nós, não tem mágica. Ninguém vira chef de cozinha assistindo Ana Maria Braga… O conceito aqui é o mesmo.

O processo é esse, e leva tempo! Não é fácil, não é agradável o tempo todo, requer muito sacrifício, empenho e vontade. Mas com foco e disciplina, todo mundo chega lá!

Por Mari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s