Já ouviu falar do COT? SEAL? E do TEAM SIX – A ELITE DA ELITE?

Fala, caveiras de plantão, beleza? Nem só de estudo vive o concurseiro policial, certo? Partindo deste conceito, irei listar abaixo alguns livros de suma importância para o conhecimento da policial federal, sobrevivência policial e grupos especiais. Boa leitura.

livrocotCharlie Oscar Tango – Por dentro do grupo de operações especiais da Polícia Federal

Data da primeira publicação: 2009

Autores: Eduardo Maia Betini, Fabiano Tomazi

Charlie Oscar Tango – Por dentro do grupo de operações especiais da Polícia Federal está dividido em três partes: a primeira aborda assuntos como a formação de grupos de operações especiais, histórico, treinamento, tarefas e divisões; a segunda traz uma narrativa detalhada de dez grandes operações da Polícia Federal, com os bastidores, as dificuldades, a execução. A terceira é um breve estudo sobre sociedade e violência, trazendo dicas de segurança para auxiliar o leitor no seu dia-a-dia.

Seu nome tem origem no Alfabeto Fonético da OTAN, um código amplamente utilizado em comunicações, favorecendo o entendimento quando da existência de ruídos nas transmissões. O acrônimo COT, de Comando de Operações Táticas, é representado da seguinte forma: C (Charlie), O (Oscar) e T (Tango). Com esse código, formamos o título: Charlie Oscar Tango.

O livro tem o objetivo de abordar as atividades dos policiais que atuam no Grupo de Operações Especiais da Polícia Federal, mostrando os treinamentos, os casos verídicos e as investigações realizadas por esses profissionais.


aoanfibiasOscar Alfa

Data da primeira

publicação: 2015

Autor: Fabiano Tomazi

Oscar Alfa trata sobre a utilização de operadores anfíbios no meio policial e militar, em mais profundidade na Polícia Federal. Está dividido em duas partes. Na primeira, traz um panorama sobre o emprego das operações anfíbias, sua história, a formação dos operadores multimissão, os equipamentos e as instalações. Na segunda, traz o relato emocionante de diversas missões cumpridas pelos operadores anfíbios da PF, além de um trabalho de resgate da história, através da publicação de duas entrevistas realizadas com precursores do COT e do NEPOM, que narraram outras operações ocorridas em suas épocas. O livro tem cerca de 350 páginas, ricamente ilustrado e com extensa bibliografia, foi escrito em linguagem acessível, visando atender tanto o público leigo, interessado no trabalho policial, bem como profissionais da área, que poderão usufruir do seu conteúdo como uma referência técnica para implantação de novas unidades ou no aprimoramento da doutrina de operações especiais, estimulando uma constante e contínua capacitação profissional.


autodefesaAUTODEFESA Contra o Crime e a Violência – Um guia para Civis e Policiais.

Data da primeira publicação: 2013

Autor : Humberto Wendling Simões de Oliveira

Porque morrer não faz parte do plano! Quantas vezes você já pensou na possibilidade de ser vítima de um criminoso? Como você se sentiu diante dessa possibilidade? Como seria se você estivesse diante de um assassino ou um maníaco sexual? E o que as infelizes vítimas de assassinos, torturadores e estupradores pensaram e fizeram ao se verem à beira da morte?

Elas rezaram e esperaram um milagre? Elas esperaram a polícia? Simplesmente aceitaram a morte, a tortura e a violência sexual porque estavam com medo ou não sabiam o que fazer? Então, o que você faria se fosse com você? O que gostaria que sua esposa ou sua filha fizesse para estar a salvo? É para responder a essas perguntas que a ideia deste livro surgiu, ou seja, oferecer o conhecimento necessário para que você seja capaz de se defender antes e durante um crime.


nahadiafacilNão Há Dia Fácil

Data da primeira publicação: 2012

Autor : Mark Owen

Não há dia fácil é um retrato da vida nas equipes do Seal e o único relato interno sobre a Operação Lança de Netuno, realizada em 1º de maio de 2011, que resultou na morte do terrorista Osama bin Laden. Desde a pane no helicóptero Black Hawk – que quase fez com que a missão fosse abortada – até o comunicado pelo rádio via satélite confirmando que o alvo estava morto, a operação dos vinte e quatro homens na propriedade secreta de Bin Laden é recontada em mínimos detalhes. Das ruas de Badgá ao resgate do capitão Richard Phillips no oceano Índico; das montanhas ao leste de Cabul ao terceiro andar do esconderijo de Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão. Não há dia fácil coloca o leitor dentro de uma das mais surpreendentes tropas de elite do mundo. Mark Owen, ex-membro do Grupo para o Desenvolvimento de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos, mais conhecido como Equipe Seis do Seal, foi líder de uma das mais memoráveis operações especiais da história recente, assim como de inúmeras outras missões que nunca chegaram às manchetes.


nahaheroisNão Há Heróis

Data da primeira publicação: 2015

Autor : Mark Owen

Depois do fenômeno de vendas Não há Dia Fácil, Mark Owen, ex-SEAL da Marinha Americana, escreve seu segundo livro, Não há Heróis, no qual conta as histórias que mais o marcaram em sua carreira, transformando-o no soldado e na pessoa que é hoje. Não há Heróis é um relato mais pessoal. Owen relembra as histórias mais marcantes, vividas ao longo dos 13 anos em que ele serviu como SEAL, incluindo momentos-chave onde, no sucesso e no fracasso, ele passou a conhecer melhor seus colegas e a si próprio. Tão repleto de ação quanto Não há Dia Fácil, com histórias que vão dos treinamentos ao campo de batalha, Não há Heróis traz ao leitor uma perspectiva interna das experiências e valores que fizeram com que Mark Owen e seus colegas fossem capazes de executar suas missões sem que elas sequer chegassem às manchetes.


sniperamericanoSniper Americano

Data da primeira publicação: 2015

Autor : Chris Kyle

Em uma década de serviço, incluindo diversas incursões ao Iraque e a outras zonas de combate durante a chamada guerra ao terror, Chris Kyle, atirador de elite dos Seals, alcançou o recorde de mais de 150 mortes confirmadas pelo Pentágono. No livro, ele fala dos sofrimentos da guerra, da morte brutal dos companheiros, da ação como atirador e da frieza e da precisão que desenvolveu ao longo do serviço, lançando luz não só sobre a realidade dos combatentes como também sobre a dificuldade de readaptação dos que retornam ao lar. Em 2013, Chris Kyle foi assassinado por um veterano de guerra que sofria de transtorno de estresse pós-traumático.


teamsix

Seal Team Six

Data da primeira publicação: 2012

Autor : Howard E. Wasdin

O Seal Team Six (ST6), denominado atualmente como DEVGRU, é uma unidade ‘clandestina’, encarregada de ações antiterrorismo, resgate de reféns e neutralização de insurreições. Sua existência foi mantida sob estrito sigilo, entretanto, ao matar Osama bin Laden, os efetivos envolvidos na operação foram expostos ao foco das atenções mundiais. Neste livro, Howard Wasdin, um ex-atirador do ST6, tem o intuito de levar o leitor às profundezas do interior do mundo dos SEALs. O autor procura descrever o complexo processo ao qual um SEAL é submetido para chegar a integrar esta ‘elite dentro da elite’.


sobreviventeO Único Sobrevivente

Data da primeira publicação:2008

Autor : Marcus Lutrell

Eles foram enviados ao Afeganistão para capturar ou eliminar um líder da al Qaeda. Eles são os soldados mais bem treinados dos EUA. Eles são SEALs. Mas apenas um deles voltou. O único sobrevivente é o testemunho emocionante de Marcus Luttrell, combatente de elite da Marinha dos EUA que enfrentou as montanhas repletas de terroristas e perdeu toda a sua equipe. O estilo apaixonante dos autores faz deste livro um dos relatos de guerra mais impressionantes da história contemporânea.

Por Rafael Pompeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s