QUAL A MELHOR FORMA DE ESTUDAR PARA CONCURSOS?

Faaaala, galera!!! QUAL A MELHOR FORMA DE ESTUDAR PARA CONCURSOS?

Sou o Coach Fernando Odnanref, Policial Federal e quero te dar um bizu federal que pode fazer muito sentido para você.

Essa é disparado a pergunta que mais recebo no meu facebook, instagram e por whatsapp. Então vamos lá!

Primeiramente quero ouça essa história e veja o que funcionou comigo: Quando eu fazia o curso de Direito, lá pelo 8º período me deu vontade de fazer o exame de ordem, a famigerada prova da OAB.

O que mais se ouvia falar na faculdade era que apenas 5 a 10% dos inscritos conseguiam a aprovação, ou seja, 95% reprovavam. Então pensei três coisas ao ouvir isso: 1º) se não há número de vagas, logo não há concorrência, ou seja, só depende exclusivamente de mim a aprovação. 2º) preciso desenvolver um método eficaz que me faça passar. 3º) Como ainda nem terminei o curso, ser reprovado é mais que comum, logo, sem pressão!

Veio então a inscrição, quando da prova eu acabara de iniciar o 9º período, sentei um mês e pouco e pah! Passei na primeira fase. Veio a segunda fase e pah! Passei também. De primeira! Uhhhu. Que método tão eficaz foi esse? O meu!

Agora vem a dica. Todas as pessoas são capazes de aprender qualquer coisa, o que diferem umas das outras é COMO CADA UMA APRENDE. Esse “COMO” é que faz toda a diferença.

É esse COMO que chamo de Sintaxe, Ordem, Sequência. Sintaxe é a ordem (sequência) em que os sinais são enviados ao seu cérebro. E essa ordem faz toda a diferença. Imagine se eu disser: O carteiro mordeu o cachorro. Ou disser: O cachorro mordeu o carteiro. Veja que as palavras são as mesmas, mas a ordem das palavras faz toda a diferença, principalmente se você for o carteiro!!!!

Aqui vai o meu valioso Bizu Federal: cada tipo de pessoa tem a sua própria Sintaxe. Para cada tipo de pessoa, uma determinada ordem em que melhor recebe e interpreta os sinais que lhe são enviados ao cérebro. Ou seja, se seu cérebro receber os sinais em ordem diferente da que ele melhor processa, ele (o seu cérebro) vai interpretar errado esses sinais.

Logo, ou você não aprende como poderia, interpreta errado os sinais que recebe, não consegue se concentrar, ou o que é pior ainda, você aprende errado. Resultado? Baixa performance nas provas!

Temos uma sintaxe para tudo, desde para aprendizagem, para motivação, até mesmo para relações amorosas. É o que chamo de neurologia particular de cada um.

Qual a solução para aprender mais e melhor? Fazer seu cérebro receber os sinais na sintaxe que ele melhor entende. Assim, uma sintaxe correta, uma alta performance em provas!

Os principais tipos de sintaxe de aprendizagem são: 1) Sintaxe Auditiva; 2) Sintaxe Visual e 3) Sintaxe Cinestésica. Todos temos as três, mas há sempre uma mais predominante.

Sintaxe Visual: São pessoas que falam rápido, precisam ver como é que se faz antes para então entender e depois poder fazer também. Uma mesa bagunçada atrapalha sua concentração. Gostam de escrever e grifar para entender. Esse tipo de aluno prefere aprender lendo textos, vendo gráficos, mapas mentais, diagramas, fórmulas etc. Lembram facilmente de situações ou informações a partir das imagens (memória fotográfica). Ele costuma recordar melhor as informações quando as lê silenciosamente. Ao manobrarem um veículo costumam baixar o volume do som do carro. Conhece alguém assim?

Sintaxe Auditiva: São pessoas mais relaxadas. Aprendem mais quando estudam repetindo em voz alta para si mesmo. Gostam de áudio-books. Aprendem letras de músicas com facilidade. Aprendem o conteúdo ao conversarem com colegas em grupo de estudo. Gostam de vídeo-aulas mais explicadas em voz que vídeo-aulas com anotações no quadro. Não desligam o som do carro ao manobrarem rss.

Sintaxe Cinestésico: São pessoas que aprendem fazendo. Expressam sentimentos mais que as outras duas acima. Ao se apresentarem são mais espontâneas e costuma abraçar. Gostam de utilizar os sentidos como o tato (pegar no livro), o olfato (gostam do cheiro do papel). Costuma fixar mais o conteúdo ao exercitarem, como resolver questões.

Como saber a minha sintaxe? Numa sessão de coaching o professor identifica ao certo qual a sua. Mas aqui vai um Bizu Federal para descobrir sozinho.

Lembra quando foi a vez em que se emprenhou e tirou uma boa nota?  Como iniciou os estudos para essa vez? Lendo e grifando o livro? Fazendo desenhos e mapas mentais? Dando aulas a você mesmo em voz alta? Conversando com o grupo de estudo sobre o assunto da prova? Tente lembra o que fez exatamente.

Depois, qual foi a segunda coisa que fez após esse estudo inicial? Fez questões? Fez mapas mentais? Fez resumos do que conversou com os colegas? Fez perguntas a sim mesmo? Tente lembrar e monte sua própria sintaxe.

Minha sintaxe por exemplo é: AUDIO –VISUAL, ou seja, Primeiro eu ouço (uma aula por exemplo) entendo o que foi dito, daí para gravar na memória com mais eficácia eu escrevo um resumo do que entendi com minhas próprias palavras. E você? Também prefere primeiro ouvir uma aula que ler um livro? Ou prefere ler primeiro um livro e depois ouvir as explicações do professor?

Um dos grandes erros de estudantes e professores é achar que todos aprendem da mesma forma!!! Ledo engano! Estudar da forma que outro estudou e passou não é garantia de que você vai aprender, e muito menos que vai passar não hein!!!!!

ENTÃO A MELHOR FORMA DE ESTUDAR PARA CONCURSO/OAB/ENEM, É A SUA PRÓPRIA, À SUA SINTAXE, À SUA NEUROLOGIA PARTICULAR, AO SEU MODO!

Descubra qual é a sua sintaxe e rumo à aprovação!

Pense Nisso

Por Fernando Odnanref

Coach Alta Performance de Concursos/OAB; Pós graduado em Direito Penal; Advogado habilitado na OAB/AL; Whatsapp: (82)9906-9636; Instagram: agentefederalfernando; Facebook: @AgenteFederalFernandoOdnanref; Skype: Coach Fernando Odnanref; Snap: AgenteFederal

4 Replies to “QUAL A MELHOR FORMA DE ESTUDAR PARA CONCURSOS?”

  1. Adorei o artigo, ótimas informações e muito interessante! Compartilhando…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s