Como iniciar os meus estudos? Não tenho material, onde encontrar? Como estudar para o concurso que eu quero? Quais matérias são cobradas? Preciso me organizar, como fazer isso? Sem dinheiro eu passo em concurso?
Calma, desenvolvemos 4 passos que te orientará desde a definição do cargo até o início dos seus estudos. Vamos lá!
Passo 1:
- DEFINIÇÃO. Quero ser da polícia, mas qual? A União possui a Polícia Federal, a Rodoviária Federal e a Ferroviária Federal e os Estados/Municípios as Polícias Civis, Militares e as Guardas Municipais. Antes de qualquer preparação é imprescindível saber onde você quer chegar. Você sabe? Se não, pesquise mais, analise qual instituição e cargo te proporcionará uma carreira mais atrativa e recompensadora em todos os sentidos.
- Trace uma meta e cole em algum lugar visível, ela te ajudará a lembrar sempre do seu objetivo. Dica: a preparação para concurso público, salvo exceções, pode durar alguns anos, seja crítico com seu tempo disponível para estudos e trace uma meta dentro de suas possibilidades.
- Em cima da meta traçada defina o tempo de estudo diário. Esse planejamento será o responsável pelo alcance do seu objetivo, ou não, caso faça de forma incorreta.
- Leia o último edital do concurso que anseia. Mas por quê? Amigo (a), existem casos de candidatos estudarem meses e anos para um cargo e, após essa longa jornada descobrir que não possui certos atributos exigidos, como por exemplo: carteira de habilitação, faculdade, altura mínima, aptidão para o teste físico – TAF (sedentários, cuidado!!!) e por aí vai. Não dá!!! Tempo é algo precioso, portanto, leia e releia o edital e certifique-se que possui todas as exigências.
Passo 2:
- ORGANIZAÇÃO. Chegou o momento de adquirir seu material didático. Alguns candidatos não possuem condições para investir em livros, apostilas, e-books, vídeo-aulas ou até mesmo em cursinhos, mas, se não for o seu caso, ótimo, pesquise a melhor bibliografia/curso e faça o investimento. Caso contrário, a internet é umas das melhores ferramentas para conseguir material de apoio.
- Após essa longa jornada de obter seu próprio material, pois sabemos que não é fácil, se ainda não o fez, organize tudo nas pastas separadas por matéria. Se comprou livros, mantenha-os próximo ao seu local de estudo, pois a desorganização vai em desencontro a este importante passo. Otimizar o tempo é muito importante.
Passo 3:
- DESENVOLVIMENTO. Comece seus estudos!!!! Desenvolver significa criar o hábito da disciplina e cumprir diariamente a meta imposta, custe o que custar.
- Com o tempo, você notará facilidade em algumas matérias e dificuldades em outras; utilize essa percepção para reprogramar seus estudos, agregando um empenho maior no que você considerar mais difícil.
- Faça resumos, fichamentos e destaque pontos importantes na matéria, isso facilitará a revisão e ajudará a não perder muito tempo na reta final – véspera da prova.
Passo 4:
- MOTIVAÇÃO. Somos seres-humanos e com certeza terá momentos de desânimo e vontade de jogar tudo para o alto. Quando isso ocorrer, tenha em mãos algo que te coloque para cima: um vídeo, uma frase, um telefonema para alguém importante, uma oração, enfim, qualquer coisa que te faça lembrar da importância de se manter firme.
- Faça uma análise diária da sua evolução, isso lhe proporcionará confiança de que é possível chegar lá. Uma dica: anote a quantidade de acertos e erros nas questões feitas, e uma vez por semana calcule sua evolução. Com toda a certeza, se houver disciplina e honestidade com o seu cronograma de estudos, o crescimento virá e será notado.