Bibliografia Agente e Escrivão da PF

E aí, amigos concurseiros, beleza?

Ultimamente temos recebido uma grande quantidade de e-mails e contatos pelo blog pedindo indicações de bibliografias para o concurso de agente e escrivão da Polícia Federal. O post de hoje é dedicado a este assunto e espero de coração que as palavras escritas aqui iluminem o caminho de vocês, pois a nossa intenção é vê-los aprovados e principalmente, formados na ANP e empossados!

Antes, com a devida permissão, publico um e-mail recebido do amigo Raphael. Além das palavras de otimismo, receber este tipo de reconhecimento nos dá forças para seguir em frente. Raphael, agradecemos imensamente suas palavras! Seja bem-vindo à família LDL Carreira Policial!

Antecipadamente louvo a iniciativa de terem elaborado um verdadeiro portal de informações muito úteis para os candidatos ao ingresso no serviço público, em especial nas carreiras policiais. Li um depoimento de um APF aprovado no último concurso do DPF e não pude conter as lágrimas. Confesso que a mensagem veio num momento crucial da minha vida e foi nela que pude perceber a fala confortante do meu Deus. Trouxe o acalento que eu tanto necessitava. Passada a emoção inicial, vasculhei um pouco mais o site e comecei a me encantar com tanto conteúdo ÚTIL! Sim, porque na maioria dos outros sítios não encontramos lá tanta coisa aproveitável. Desta forma, sigo a orientação contida no link “novato” e peço a ajuda desta brilhante equipe para me dar um norte quanto a bibliografia a ser adotada, obviamente que doutrina é algo muito pessoal mas a experiência de vocês me traz um excelente referencial, portanto não hesitei em enviar este pedido de ajuda. A minha pretensão é o DPF! A carreira que almejo é a de Delegado da PF, mas preciso antes da experiência e vivência atuando como APF ou EPF. Acredito que o concurso de escrivão seja anunciado antes, não sei quando ao certo. Entretanto, estou em busca de uma boa bibliografia para as matérias exigidas no certame. Não me alongando muito mais neste pedido, agradeço novamente por disponibilizarem esta verdadeira mina de ouro que é o portal LDL. Muito obrigado!

Vamos ao assunto…

Concurso para Escrivão e Agente da PF vs Doutrina.

Não é comum a banca Cespe cobrar doutrina nesses certames. Analisando as últimas provas, mais especificamente as matérias Direito Penal, Processual Penal e Constitucional, notam-se questões simples que com o estudo da lei e uma boa apostila ou vídeo aula é possível responder. Quando me refiro à apostila ou vídeo aula é para não descartamos o estudo da doutrina básica e, também, da orientação e esclarecimento do professor, algo importante e essencial para quem não é do ramo do direito. Ah, jamais deixe de responder questões e simulados!

Como citado acima, um bom curso apostilado ou por vídeo aula supre a necessidade do conhecimento, mas se a busca é por doutrina, segue indicações:

Direito Administrativo – Celso Antônio Bandeira;

Direito Constitucional – Alexandre de Moraes ou Gilmar Mendes;

Direito Penal – Guilherme de Souza Nucci ou Rogério Greco;

Direito Processual Penal – Guilherme de Souza Nucci ou Fernando Capez.

As noções de Administração, Economia, Contabilidade, Arquivologia, Administração Financeira e Orçamentária e informática, como já descrito no edital -“noções”, não fogem muito da teoria, elas entram no mesmo contexto da boa apostila ou vídeo aula, sempre somadas com exaustivas resoluções de questões e simulados.

Português! Apesar de ser a nossa língua materna é necessário estuda-la muito, não a subestime! É a matéria que mais possui questões – total de 30. É importante ter um bom livro para consultas, prestar atenção nas aulas (apostila ou vídeo aula) e resolver o máximo de questões possíveis. Lembro que dentro desta matéria também é cobrada a famosa Correspondência Oficial, conforme o Manual da Presidência da República – decoreba pura!

Indicação de livro:

A gramática para concursos públicos – Fernando Pestana.

Raciocínio lógico – aprenda o cobrado no edital e não modere nas questões e simulados, pois a banca costuma cobrar quase sempre as mesmas coisas com dados e números diferentes. Dê uma atenção especial a esta matéria, pois são cobradas, tendo a prova de escrivão/2014 como exemplo, 17 questões.

É isso, amigos, espero ter ajudado!

Boa sorte!

Por Jonas Leite

Dicas: Jackson Ruinho e Wellington

2 Replies to “Bibliografia Agente e Escrivão da PF”

  1. Excelente material! Dentre as recomendações de apostilas, há alguma editora ou autor que se destaque nestas areas de conhecimento? Ou que vocês recomendem? Parabéns pelo conteudo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s