Fiz 18 anos, agora sou maior de idade. Por quê?

Curiosidade!

Por que o número 18 é referência na legislação brasileira para diferir os adultos da criança e adolescente?

 Quando o Código Penal estava sendo estruturado existia uma teoria pedagógica defendida pelo renomado psicólogo e filósofo suíço Jean Piaget, um dos maiores influenciadores nas ideias pedagógica do século XX. Ele passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da psicologia e pedagogia.

Sua teoria dizia que o ser humano passa por 3(três) fases no desenvolvimento cognitivo. Passando pela fase do nascer e anomia (a pessoa nasce sem saber de nada, sem ter noção de certo ou errado, justo ou injusto, ausência de conhecimento e personalidade). A partir do momento que a criança começa a ter condição de interagir com as demais pessoas e com o ambiente que o cerca, entra na fase de heteronomia. A terceira fase, que é chamada de autonomia, é atingida quando o indivíduo possui uma psique formada, ou seja, terá adquirido a personalidade estruturada com o conhecimento do senso de justiça, sendo capaz de tomar decisões razoáveis dentro daquilo que a coletividade lhe espera, sem ajuda de terceiros.

Jean Piaget usou o número 18 como referencial da heteronomia com a autonomia, esperando que o individuo consiga essa transição de adolescente inimputável para adulto consciente.

Portanto, o ordenamento jurídico brasileiro adotou essa ideia dos 18 anos para aplicar sanções penais aos indivíduos que cometerem crimes.


Por Jackson Ruinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s