Correspondência Oficial

 Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

 São dirigidas tanto ao próprio Poder Público como a particulares.

 Possui os seguintes atributos: impessoalidade, padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

 Três fatores do tratamento impessoal, segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República:

a) ausência de marcas individuais de quem comunica;

b) impessoalidade de quem recebe a comunicação;

c)  caráter impessoal da mensagem tratada.

 Há o consenso de que padrão culto é aquele que respeita as regras da gramática formal e que permite o emprego de um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

 Não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”. Existe, sim, o uso do padrão culto nos atos e nas comunicações oficiais.

 Emprego dos Pronomes de Tratamento – Vossa Excelência: Presidente da República/ Vice-Presidente da República/ Ministros de Estado/ Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal/ Oficiais-Generais das Forças Armadas/ Embaixadores/ Secretários de Estado dos Governos Estaduais/ Prefeitos Municipais/ Secretários-Executivos de Ministérios/ Deputados Federais e Senadores/ Deputados Estaduais e Distritais/ Ministros do Tribunal de Contas da União/ Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais/ Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais/ Ministros dos Tribunais Superiores/ Membros de Tribunais/ Juízes/ Auditores da Justiça Militar.

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:

Senhor Senador;
Senhor Juiz.

No envelope, o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência, terá a seguinte forma:

A Sua Excelência o Senhor
Senador Fulano de Tal
Senado Federal
70165-900 – Brasília. DF

Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é:
Senhor Fulano de Tal.

A forma Vossa Magnificência é empregada, por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade. Corresponde-lhe o vocativoMagnífico Reitor.

Os pronomes de tratamento para religiosos, de acordo com a hierarquia eclesiástica, são:

Vossa Santidade, em comunicações dirigidas ao Papa. Vocativo: Santíssimo Padre;

Vossa Eminência aos Cardeais. Vocativo: Eminentíssimo Senhor Cardeal;

Vossa Excelência Reverendíssima aos Arcebispos e Bispos. Vocativo: Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Arcebispo/Bispo;

Vossa Reverendíssima para Monsenhores, Cônegos e superiores religiosos. Vocativo: Reverendíssimo Monsenhor/Cônego;

Vossa Reverência aos sacerdotes, clérigos e demais religiosos. Vocativo: Reverendíssimo Senhor Sacerdote/Clérigo.

 Algumas abreviações:

 Fechos: o manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

   a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da RepúblicaRespeitosamente,

   b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferiorAtenciosamente,

 Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, TODAS as demais comunicações oficiais devem trazer: o nome da autoridade que as expede e o cargo da autoridade que as expede. É importante frisar que tanto o nome quanto o cargo da autoridade deve localizar-se abaixo do local de sua assinatura.

 Tipos de documentos:

Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
Quanto à forma, tanto o aviso quanto o ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.

Memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente (exclusivamente) interna. Quanto à forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Exemplo: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração.

Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:
a) informá-lo de determinado assunto;
b) propor alguma medida; ou
c) submeter à sua consideração projeto de ato normativo.

Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado.

 A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas estruturas básicas:

   uma para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo; e

   outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato.

Mensagem compreende-se o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Telegrama: com a finalidade de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex etc.

Fax é utilizado Para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há urgência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico.

Correio eletrônico (e-mail), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

2 Replies to “Correspondência Oficial”

    1. Williams, são anotações feitas em aulas, como único propósito de ajudar. Se te ajudou, ótimo! Vamos aprender acrescentar!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s