Agente da PF: o que vai cair na prova? Parte I

O edital do concurso de Agente da Polícia Federal foi finalmente publicado! E foi no penúltimo dia antes do final do prazo estipulado pelo Ministério do Planejamento. Que bom! Agora muita gente vai poder estudar sem preocupações quanto às datas do edital e da prova.

O edital deste ano trouxe 600 vagas para o cargo de Agente de Polícia Federal, de nível superior, com rendimentos de R$ 7.514,33. O certame conta com prova objetiva e discursiva, além de Exame de Aptidão Física e Avaliação Psicológica. É importante destacar que antes do término do processo o candidato precisará terminar com aproveitamento o curso de formação, realizado na Academia de Polícia Federal, em Brasília.

O Edital foi publicado no dia 28 de setembro e as provas serão 86 dias depois, no penúltimo domingo do ano. As inscrições estão abertas entre 6 e 26 de outubro e podem ser feitas no site do CESPE. A taxa de inscrição custa R$ 150,00.

O concurso anterior foi realizado em 2012, também pelo CESPE, quando foram oferecidas 500 vagas. Em 2012 foram aprovados 751 candidatos e 506 foram convocados.

Essa Análise é resultado de uma vasta pesquisa, quantitativa e qualitativa, das questões do CESPE para cargos e disciplinas semelhantes aos do Edital da PF. O objetivo é que você consiga ajustar seus estudos dando ênfase aos temas destacados. Inclua-os em seu planejamento, mas não abandone os demais temas do edital, afinal, de vez em quando as bancas nos surpreendem.

Devido ao tamanho que este post tomou, decidi dividi-lo em duas partes. A primeira traz as disciplinas de ‘Conhecimentos Gerais’ e de ‘Conhecimentos Complementares’, enquanto na próxima semana publicarei a parte sobre as disciplinas da ‘Área de Direito’.

Espero que essa Análise seja útil na sua preparação e que você esteja estudando duro! Se precisar de ajuda, comenta lá embaixo e vamos conversando, certo?

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A prova objetiva é composta por 120 questões, de 12 disciplinas, e eu acredito que serão 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Lembre-se que estas são as questões de Certo e Errado do CESPE, quando você erra uma, anula uma certa!

As matérias são:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Atualidades
  • Noções de Administração
  • Noções de Contabilidade
  • Noções de Economia
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direito Penal
  • Legislação Especial

A PROVA DISCURSIVA

Todos os cargos farão prova discursiva nesse concurso. A Prova Discursiva será composta por um texto Dissertativo sobre um tema pedido pela banca. A extensão máxima do texto é de 30 linhas. É um texto pequeno, mas vale a pena estudar Redação. Um pontinho a mais na discursiva pode ser tudo o que você precisa para passar.

Como já é comum em provas da PF, a validade do concurso é de 30 dias, prorrogável uma vez, por igual período.

O QUE DEVE CAIR MAIS?

Essa é a parte mais importante desse post!! Essas são as probabilidades dos principais temas caírem na prova. Fica ligado, porque esses são os temas mais importantes!

Fiz uma análise dos conteúdos programáticos de provas do CESPE similares às da PF e cheguei à conclusão de que estes temas são alguns dos mais pedidos e devem, necessariamente, ser cobertos com vigor e afinco em seus estudos:

Prepare seu planejamento considerando esses dados:

Comecemos pelas matérias que são “Conhecimentos Básicos”

Língua Portuguesa

pt

De acordo com a análise quantitativa que fiz, a parte de Língua Portuguesa privilegiará três temas:

É verdade que a última prova, de 2012, deu ênfase à ‘Redação de Correspondência Oficial’ sobre os temas de ‘Interpretação’ e ‘Morfossintáxe’.

Qualquer que seja a ordem apresentada, esses três temas são os mais quentes, sem dúvida, então não se esqueça de treinar bastante as questões baseadas no Manual da Presidência da República.

Dentre os temas de ‘Análise Morfossintática do Período’ o assuntos que mais cai é o de ‘Pontuação’ e ‘Concordância verbal e nominal’, responsáveis por quase metade das questões deste tema.

Na prova de 2012 foram 26 questões de Língua Portuguesa, fazendo essa matéria ser a mais numerosa do concurso, com 21% de todas as questões.

Noções de Informática

No concurso anterior foram 14 questões de Noções de Informática, havendo o privilégio do tema ‘Sistemas Operacionais’. Esse ano os três temas mais prováveis são os seguintes:

inf

Tenho a impressão que a parte de ‘Segurança da Informação’ deve ganhar mais espaço na próxima prova, devido aos eventos relacionados à espionagem da NSA americana e à violação de protocolos e redes de comunicação. Não deixe de estudar bastante as questões de ‘Segurança da Informação’.

Raciocínio Lógico

Na prova de 2012 foram nove questões de Raciocínio Lógico. A prova foi simples e abordou apenas três assuntos: ‘Lógica de Predicados’, ‘Análise Combinatória e Probabilidades’ e ‘Teoria dos Conjuntos’. Apesar disso, a análise quantitativa que fiz me leva a crer que os temas mais quentes para a prova desse ano são:

rlm

Atualidades

Também tivemos nove questões de Atualidades, com predomínio de ‘Relações Internacionais’ e ‘Ciência e Tecnologia’. Para esse ano, os indicadores nos levam a crer que os temas serão:

atu

Apesar dos números, lembre-se de incluir as questões de ‘Espionagem’, ‘Segurança no Oriente Médio’, ‘A questão da água no Brasil’ e as ‘Eleições de 2014′. Com isso é bem provável que você esteja garantido contra essa disciplina.

Agora as disciplinas “Complementares”:

Noções de Administração

Essas disciplina Administração é bem curiosa, por não só exigir a parte clássica da ‘Administração’, mas incluíram ‘Administração Pública’ e ‘Administração Financeira e Orçamentária’. Isso quer dizer que você tem que saber de ‘Departamentalização’, de ‘Evolução da Gestão Pública’, dos ‘Dispositivos da Lei nº 4.320/1964’ e da ‘Lei de Responsabilidade Fiscal’.

A análise quantitativa nos leva aos temas:

adm

Mas é importante lembrar também de ‘Ética’ e de ‘Princípios Orçamentários’, que tiveram uma presença maior nos últimos concursos do CESPE.

Noções de Contabilidade

Na prova de 2012 caíram 11 questões de Contabilidade, que estavam até bem fáceis. Destas 11, quatro foram sobre ‘Patrimônio’ e quatro sobre ‘Balanço patrimonial’, duas sobre os ‘Princípios da Contabilidade’ e uma sobre ‘Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE)’.

Esses são exatamente os temas que mais se destacaram na Análise dos números do CESPE. Veja:

cont

Noções de Economia

Aqui as coisas estão diferentes!!Na prova de 2012 foram 12 questões de ‘Economia’, mas de uma parte diferente da desse edital. O único tópico era ‘Macroeconomia’, enquanto esse ano só caí ‘Microeconomia’.

Então, se você estava estudado de acordo com a prova anterior, PARE! e planeje essa parte novamente. Inclua os temas abaixo em seu plano de estudos:

eco

Você precisa estudar MUITO ‘Teoria do Consumidor’, já que este tema é o que parece ter maior probabilidade de cair.

Então, gente! Essa foi a primeira parte da Análise do Edital e dos Temas para a prova de Agente da Polícia Federal.

Delchi Bruce é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História das Relações Internacionais Contemporâneas pela University College of London. Foi funcionário da ONU, onde especializou-se em Análise de Conjuntura pela UCNY. É professor de Atualidades, comentarista e Gestor de Conteúdo do Mapa da Prova.

Fonte: http://blog.mapadaprova.com.br/

4 Replies to “Agente da PF: o que vai cair na prova? Parte I”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s