A expectativa pelo edital é grande, o cronograma de estudos já está fixado na parede e só falta começar. Pois bem, o edital saiu e a data da prova também, e agora? Começou os estudos?
Muitos companheiros não conseguem ter a disciplina necessária para dedicar o tempo ideal para o estudo diário. O primeiro desânimo começa ao se lembrar, todos os dias, que passar em concurso é um exercício a longo prazo e que é necessário estudar muito, diariamente. Depois, após sair o edital, vem o real problema: muitas páginas, muita informação em letras miúdas, etc.
Ainda lendo o edital, você descobre a quantidade do conteúdo que a prova possivelmente abordará! [puts] Neste momento o arrependimento de não ter seguido a risca o seu cronograma bate, verdade ou não? Posteriormente, a quantidade de vagas, números de inscritos, ampla concorrência, quantidade de fases e por aí vai… [se arrependimento matasse :/] Resumindo, desânimo e falta de autoconfiança, errei?
Não existe uma equação exata para o empenho, mas uma pitada de motivação e conselho ajuda muito. A mensagem de hoje enfoca o que todos os concurseiros necessitam ter: objetivo de vida.
Trace um objetivo para a sua vida. Uma pessoa sem objetivo é como um pássaro sem destino, o mesmo voará até cansar e não chegará a lugar nenhum. Ter um objetivo significa ter uma meta, um propósito, algo que te impulsione todos os dias a superar os obstáculos.
Se ainda não tem, crie um, isso te ajudará a enfrentar as adversidades da preparação e principalmente da vida. Não basta, somente, querer chegar lá, o seu sonho tem que ser transformado em projeto vida; só assim a disciplina se tornará um hábito em sua vida.
Qual o seu objetivo de vida? Quais sonhos se tornarão projetos de vida quando for aprovado(a)?
Por Jonas Leite