Informática – Rede – CESPE – PF

Caros amigos, abaixo segue a resolução da questão 18 da prova de APF 2002 feita por mim. Esta questão é pertencente à matéria de informática. Tenha muito cuidado com as suposições e com as siglas, na internet não faltam tutoriais abordando esses assuntos.

Questão 18

Matéria: Informática Assunto: Rede de computador Ano: 2002 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente

Em uma empresa de advocacia, com o escritório-sede no Rio de Janeiro e filiais em sete outras capitais — um escritório por capital —, será implantado um sistema de gerenciamento que permita armazenar e manipular as informações relacionadas aos processos de seus clientes, tanto os já encerrados quanto os em andamento. O sistema deverá funcionar da seguinte forma: em cada escritório (da sede ou das filiais) haverá um equipamento (servidor) contendo um banco de dados para armazenar todas as informações relativas aos processos específicos daquele escritório; a cada servidor, será conectada, por meio de uma LAN, uma quantidade de computadores igual ao número
de empregados do escritório, devendo formar, naquele escritório, uma Intranet; o acesso às informações de um escritório a partir de outro será realizado por meio da Internet, em uma rede dial-up, utilizando sistema de segurança específico. O único computador que deverá ter acesso direto à Internet é o servidor. A compra de todo o material necessário será realizada em uma empresa especializada, que possui as seguintes opções de equipamentos para a venda.

Com base na situação apresentada, julgue os itens que se seguem.

1) Independentemente da configuração das máquinas, se a empresa possui 100 empregados, distribuídos entre os escritórios da sede e das filiais, então, para que o sistema de informação que se deseja implantar possa funcionar adequadamente, deverão ser adquiridas e instaladas nos computadores e servidores, ao todo, 100 placas de fax/modem e 8 placas de rede.

 ERRADA.

Comentário: Conforme o enunciado,o acesso às informações de um escritório a partir de outro será realizado por meio da Internet, em uma rede dial-up”. A forma de se conectar na internet utilizando este tipo de rede é possuindo uma placa de fax/modem instalada e configurada no computador que fará o acesso à internet, neste caso no servidor. Para que essa comunicação proposta na questão funcione, serão necessárias oito (8) placas de fax/modem (uma para cada servidor) e não cem (100). 

As máquinas dos funcionários de cada escritório serão conectadas internamente por meio de uma LAN (intranet). Para que uma LAN funcione, se faz necessário a instalação e configuração de placa de rede nos computadores, e se for o caso de cem (100) empregados, será necessário adquirir 100 placas de rede e não oito (8).

2) Apesar de as opções II e III constituírem configurações de melhor desempenho, comparadas à opção I, a escolha da configuração I para a formação da Intranet, ou seja, para uso por parte dos empregados da empresa, é mais acertada devido às características do tipo de processamento de informação a ser realizado, que exige maior capacidade de armazenamento de dados que velocidade de processamento.

 ERRADA.

Comentário: O tamanho do HD (winchester) dos três computadores são iguais (20 GB), não é possível utilizar este recurso como critério para diferenciá-los. Temos que sempre, em primeiro lugar, levar em consideração a capacidade de processamento dos computadores, pois o sucesso do sistema dependerá deste quesito para funcionar de acordo com o planejado. Também lembrando que, os dados do sistema estarão armazenados no servidor e não nas estações da intranet.

3) Na configuração do servidor mostrada na opção IV, a compra do winchester é desaconselhada, já que, sem winchester, a invasão do sistema por hackers seria impossível.

ERRADA.

Comentário: Pela lógica é impossível sim alguém invadir um computador sem winchester.  Winchester nada mais é que o HD do computador, ou seja, sem ele nenhuma máquina funcionaria, pois não haveria outro lugar para se instalar o sistema operacional (windows). Esta afirmação se torna errada, pois ela deixa a entender que o winchester é um dispositivo contra invasão de hackers, e que na verdade não, como já explicado, ele é um dispositivo de armazenamento.

4) Para o sistema funcionar adequadamente, os recursos do Windows 98 para o compartilhamento de uma conexão à Internet com vários computadores em uma Intranet pode ser utilizado. Nesse caso, cada servidor fará a comunicação com a Internet, e as solicitações de outros computadores na rede interna serão direcionadas para a Internet por meio do servidor, que será o único computador visível à Internet.

 CERTA

5) Uma vez que os computadores serão conectados em rede e, portanto, terão a facilidade de acessar e transferir arquivos entre eles, é recomendável que eles tenham instalados utilitários específicos para a Web, como, por exemplo, o Microsoft Access, para a compactação e edição de arquivos com imagens.

 ERRADA.

 Comentário: Microsoft Access é um sistema de banco de dados pertencente ao pacote Microsoft Office, ele não compacta arquivos quanto menos edita imagens.

Comentado por Jonas Leite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s